O que é jornalista?


Jornalista seria aquele que pratica o jornalismo? (E o que é o jornalismo?) Jornalista seria aquele que transmite informações? (Como a informação é apurada, transmitida?) Seria aquele graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo? Sim. Essa, talvez, seja a melhor resposta. Jornalista é aquele que foi universitário durante quatro anos aprendendo técnicas, formas, conceitos para a elaboração de pauta, matéria e reportagem, além da leitura de diversos livros.

É válido ressaltar que existe diferença na função do jornalismo: transmitir informação e produzir informação. Pesquisando em alguns e-books tive a oportunidade de ler um trecho do artigo do jornalista Gerson Luíz Martins, do O Estadão de Mato Grosso do Sul, que afirma: 

"O jornalista profissional, qualificado em curso superior em jornalismo produz informação. Este profissional pesquisa dados, compara estatísticas, checa informações, analisa repercussões, avalia fatos, pauta acontecimentos e edita tudo isso para que o leitor, o consumidor de notícias, tenha informações mais claras e objetivas ao seu dispor. Isso é o fazer jornalismo e não simplesmente pegar uma informação aqui e retransmitir, ou transmitir alí." conclui.

Este assunto é discutido com frequência em salas de aula, sindicatos e em tribunais a possibilidade da atuação na área sem o diploma. Como Gerson Luíz relatou, um jornalista checa, analisa dados, tem a capacidade de interpretar informações. O jornalista que é formado possui um leque de 'macetes'. Ele sim sabe a diferença entre transmitir e produzir informações. 


Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Tem jornalista que pensa que é jornalista. Faço jornalismo, e tenho alguns amigos que já trabalham na área. Muitas vezes eles não sabem como elaborar um texto, artigo, entrevista. Uma certa um amigo pediu ao nosso professor pra avaliar uma matéria que ele tinha feito... Acho que o jornalista deve ser bem atencioso na hora de produzir uma matéria, e saber transmitir e produzir uma matéria.

    ResponderExcluir
  2. O pessoal pensa que o jornalista é uma celebridade...

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!