Os Tipos de Entrevistas Jornalísticas


Percebeu que estamos enfatizando a entrevista jornalística em nossos conteúdos? Pois é, saiba que não é à toa. Muitos estudantes de jornalismo, inocentemente, pensam que entrevistar alguém é apenas 'perguntar' e obter 'resposta'. Pensam, ainda, que não há preparação e estudo para a realização de uma entrevista. 

É por isso que estamos publicando outro post sobre a entrevista jornalística. Queremos, através daqui, tornar o conhecimento público e acessível, então, caro estudante, isso é muito importante em sua formação.



Leia também, basta clicar.



- Entrevista de Rotina
Aquelas que visam fornecer dados e informações do dia a dia. Ocorre um acidente numa avenida, e o jornalista irá noticiar aquele acontecimento, mas para isso terá que entrevistar pessoas que estiveram no exato momento do acidente. As vítimas – se estiverem em condições -, o motorista, os pedestres, o guarda de trânsito, o policial, à equipe de enfermeiros, o frentista do posto de gasolina, um morador da casa ao lado.

- Entrevista Caracterizada
Aquelas que são apresentadas através das aspas: citações, diálogo, reprodução textual.

- Entrevista Individual
Aquelas em que o entrevistado está com apenas um entrevistador. Há a marcação e elaboração da pauta, e o entrevistado é notificado do tema da entrevista e discute acerca do tema para apenas um jornalista. Também é considerada entrevista exclusiva, mas isso não impede que o mesmo entrevistado tenha uma entrevista sobre o mesmo tema com outro jornalista. É individual porque o entrevistado está de frente com um jornalista.

- Entrevista de Grupo
Aquelas que várias pessoas falam a um ou a vários jornalistas. Dez jornalistas entrevistam 25 intercambistas que chegaram do Canadá.


Coletiva de imprensa
*Você percebeu aquele possível jornalista à direita da imagem que está com a cabeça baixa? Vamos levar em consideração que ele está dormindo, certo? Então, numa coletiva o jornalista não pode deixar o tempo passar, não pode permitir que outros jornalistas façam a sua pergunta. Entendem? Não é uma batalha, mas é como se fosse. Caso você não pergunte.. Ficará por isso mesmo.

- Entrevista de Pesquisa
Aquelas que têm a finalidade de fornecer informações que serviram para a redação de matérias. O jornalista investiga um caso específico e sabe que um especialista possui um estudo acerca do tema de sua pesquisa. O jornalista realiza entrevista esse especialista com a finalidade em obter informação para a construção de seu artigo, por exemplo.

- Entrevista Exclusiva
Aquelas em que o entrevistado conversa com apenas um veículo (seja jornal, revista, online). No momento da entrevista terá um jornalista ou um grupo. Neste tipo de entrevista é preciso paciência, pois, por exemplo, vinte jornalistas estão entrevistando a Presidente da República, Dilma Rouself, e todos querem perguntar, e todos irão falar ao mesmo tempo. É preciso organização.


Entrevista Exclusiva com o Técnico da Seleção do Real Madrid
Foto: Reprodução/SiteExcite.España

- Entrevista Opinativa
Aquelas que são obtidas de pessoas que têm autoridade para falar sobre assuntos nos quais se especializaram.

- Entrevista de personalidade
Aquelas que revelam o dia a dia do entrevistado. Assuntos pessoais, seus hábitos, interesses pessoais. 


+ Ah, segue vídeo abaixo. Será o tema do nosso próximo texto.


Entrevista
Canal: PortaDosFundos



+ Ainda não segue a gente nas redes sociais? Então, segue os links abaixo:

Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Twitter: CLIQUE AQUI
Email: paposdaraposacontato@gmail.com
WhatsApp+55 85 
8215-9563
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. O seu artigo está no topo do Google. Estava pesquisando sobre esse assunto e o seu foi recomendado. Parabéns!!! nao tenho conta no google. mas vou seguir no facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigado. Fique feliz que tenha gostado. Ótimo que o nosso conteúdo está no topo do Google. Isso é maravilhoso como Feedback, principalmente com a sua interação. Acompanhe o blog. ;) .

      Excluir
  2. Parabéns. O blog é ótimo. Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Sou Karen Miranda, estudante de jornalismo, moro no RJ. Estou amando esse seu blog Lucas Almeida tem me ajudado e orientado bastante. Parabéns!!!!

    OBS: Caso precise de alguma ajuda para escrever no seu blog pode falar comigo viu.

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!