7 dicas de fotojornalismo do fotógrafo Damir Sagolj

Você tem interesse em fotojornalismo? Saiba que não é apenas clicar e, pronto. Não. É preciso estudo, olhar fotográfico e técnica. Segue abaixo sete dicas relevantes do fotógrafo da Reuters (Agência Internacional de Notícias), Damir Sagolj

Foto: Damir Sagolj
Antecipe: Brinque e fotografe bastante antes de estar numa situação em que precise registrar algo de importante. Se você não tentou isso antes ou não sabe, o momento irá acontecer e desaparecer e você ainda estará lidando com f-stops e com exposição sem que noto que o momento já passou. Fotografe bastante antes do grande momento.

Pesquise: Uma história não acontece quando você chega a um país, começa muito tempo antes. você precisa saber tudo sobre o local e sobre a história que, possivelmente, irá contar.


Foto: Damir Sagolj
Estenda a mão: você não irá muito longe se estiver sozinho num país, principalmente se esteve por lá uma, duas vezes ou nunca. Independentemente para onde for, você precisará ter amigos, conhecer tradutores, motoristas, pessoas que possam lhe ajudar caso algo dê errado

Priorize: Quando estiver no coração da história, provavelmente vai querer saber quais são suas prioridades, pois não irá fotografar tudo de uma vez só. Você conhece sua ambição, sabe no que é bom, então, converse com pessoas de equipe para focar o trabalho e preste atenção na sua parte da história.


Foto: Damir Sagolj
Pratique: É preciso saber do que a sua câmera é capaz, saber como operá-la.Não se afobe em ter o último lançamento, com o qual não estará familiarizado pois, mesmo tendo grande potencial, você não saberá configurar corretamente seu equipamento na hora precisa que é o clique. Independente do que tiver.

Interaja: Estar em campo com outros fotógrafos é realmente uma vantagem. São pessoas com bons olhos e ouvidos, e há muito que compartilhar com eles. Não passe suas noites o que produziu durante o dia, tenha um bom papo com seus colegas.


Foto: Damir Sagolj
Seja invisível: Entre na cena da maneira mais invisível possível, sem ficar brincando com o zoom ou agachando e levantando. fique com as mãos nos bolsos e, então, faça um ou dois cliques. não queira ser o tipo de fotógrafo que entre no espaço privado das pessoas, tentando capturar a realidade, pois isso não será o real. 
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!