"Antes de elaborar um negocio, é necessário dominar um segmento no mercado...", afirma o consultor José Dornelas em palestra sobre Empreendedorismo

O Centro Universitário Estácio Fic do Ceará, no bairro Água Fria, foi prestigiado nesta quarta-feira(11) com a palestra do renomado consultor José Dornelas acerca do tema ”Empreendedorismo, a chave para o sucesso profissional”. O evento aconteceu no auditório da Instituição, por volta das 19h00, e foi composto por professores e cerca de 400 alunos do curso de Administração. O evento marca o dia do Administrador, que foi comemorado nesta segunda-feira (09).

José Dornelas
Foto: Reprodução/Facebook

Dornelas é um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo e plano de negócios e um dos mais requisitados conferencistas sobre o tema no País. Leciona em cursos de MBA na Fundação Instituto de Administração (FIA), na Universidade de São Paulo (USP), e como professor convidado em diversos programas no País e no exterior. Além de ter diversos livros publicados na área.


José Dornelas
Foto: Reprodução/Facebook
O consultor afirma que o brasileiro é inovador em seus empreendimentos. Porém, não pesquisa o significado do que seja inovar. Segundo ele, antes de elaborar um negocio, é necessário dominar um segmento no mercado, saber como o sistema do mesmo funciona. E para isso, é necessário pesquisarAinda afirma que o Brasil tem dinheiro para empreendimentos, mas, infelizmente, conta com pessoas não qualificadas, que realmente saibam como investir e, acima de tudo, que saibam inovar, criar uma novidade que todos tenham interesse em conhecer




José Dornelas deu dicas de como ter uma empresa de sucesso, veja:

  1. Um bom empreendedor não conta com a sorte, não espera oportunidades, faz com que as mesmas surjam. 
  2. Os problemas e os erros, certamente, surgirão, mas é necessário aprender com as falhas. 
  3. Ter paciência e agilidade é fundamental. 
  4. Um bom empreendimento demora cerca de dois anos para estar estabilizado. É necessário também conversar com pessoas que atuam no mesmo segmento. 
  5. Elaborar um plano de negócios, traçar metas e objetivos. 
Ele afirmou, ainda, que o Brasil tem apresentado oportunidades de desenvolvimento, de crescimento econômico, não tão grande quanto era esperado, mas elas estão surgindo, e as pessoas devem se qualificar.

Juliane Feitosa, estudante do primeiro semestre em Administração, relata ter gostado muito da palestra. Já conhecia o trabalho do Dornelas, mas não o conhecia pessoalmente. Afirma que a partir de agora irá ter mais determinação, e ser sempre criativa. Felipe Melo, estudante do quinto semestre do mesmo curso, complementa que já leu diversos livros e vem aprendendo muito com as técnicas e as pesquisas do consultor.


Alunos do curso de Administração
Foto: Reprodução/Facebook
Acesse:

José Dornelas
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Esse cara é muito bom. Os segmentos dele são perfeitos. Muito inteligente. Estive na palestra e foi muito boa. Lucas, parabéns, tudo o que você relatou condiz com a palestra. Show o seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Olha que interessante: a Fic não divulgou este evento. Estive pesquisando e diversos sites do segmento anunciaram a palestra, e eu que sou estudante de Administração da Estácio Fic, não fui avisado. Daí você tira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou estudante da Estácio Fic, Juliana. Tenho a mesmo opinião. Por muitas vezes fiquei sabendo de eventos em cima da hora, e muitas vezes nem fiquei sabendo. Mas olha, através do link abaixo você poderá ficar sabendo um pouco mais sobre palestras, estágios.
      -> Centro Universitário Estácio Fic do Ceará [ https://www.facebook.com/groups/278665618905764/members/ ]

      Excluir

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!