O portfólio



Todo profissional precisa de um currículo pra enviar às empresas em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Alguns enviam o currículo, outros anexam um portfólio.

Um portfólio é extremamente útil na aprovação do candidato. Possui a finalidade de expor trabalhos que foram realizados, como por exemplo, um publicitário deverá ter peças exibidas em um site, logo poderá divulgar; assim como o jornalista deverá ter artigos e entrevistas, logo poderá divulgar também. O portfólio pode ser utilizado em plataformas de sites e blogs.

Talvez você a de convir, um profissional só será contratado se possuir um excelente currículo, tendo em vista que o mercado de trabalho na área do Jornalismo está cada vez mais acirrado. Então, se o candidato possuir um site em que disponibiliza trabalhos de qualidade, terá um ponto a ser destacado. 

Você que é estudante de jornalismo pesquise sites que ofereçam serviços de hospedagem modernos. Crie o seu próprio portfólio. O mercado está concorrido, e você precisa se destacar entre os demais. Mas antes, calma.

- Seja organizado. O seu portfólio é você e as suas potencialidades. Então, saiba organizar os seus projetos. Tenha metas e objetivos. Saiba o que publicar e como realizar isso. Não esqueça que a primeira impressão é a que fica, concorda?! Uma dica: quando for inserir arquivos na primeira página, selecione os melhores. Você poderá fazer um Top 5 ou 10 dos seus melhores arquivos.

- O layout é relevante. É a  sua 'porta de entrada'. Busque um serviço de hospedagem de fácil acesso. Quem for visualizar não terá tempo e paciência para procurar os seus arquivos. Deixe-os à mostra. Caso você não tenha conhecimentos em designer, calma, procure um amigo experiente, ou contrate alguém.

- Insira arquivos de sua autoria. Não cometa o plágio. Só publique textos e entrevistas que foram elaborados por você. E caso tenha informações de terceiros, será necessário citar o nome do autor/da fonte. 
Fotos: Valéria K – Leitura de Portfólio

- Escreva, produza pautas, analise assuntos interessante e, novamente, escreva. Mas calma, seja inteligente em seu conteúdo. Seja competente e sagaz, e não ansioso. Não é porque você é um estudante que não deva ser um profissional, certo?!

- Tenha o seu portfólio impresso. Escolha os seus melhores textos com fotos (também de sua autoria). Tenha um cartão de visita. Ressaltando, não é porque você é um estudante que você não deva ser um profissional. 

*Para acessar cada site, basta clicar no nome do mesmo.

CarbonMade

Com o Carbonmade você pode criar o seu próprio portfólio rapidamente e com um design padrão, mas com layouts bem legais. Ao incluir seus trabalhos você pode dividir os projetos e colocar a descrição em cada um deles.




Coroflot


O site tem características de uma comunidade onde você pode tanto divulgar seu portfólio quanto se candidatar a um dos jobs postados na central de jobs. Integra todos os usuários, facilitando o destaque do seu portfólio.




Wix

Wix.com é para todos – Seja você um iniciante ou já um profissional.





Kawek

O serviço é gratuito, e você não precisa se preocupar com espaço, pois é possivel cadastrar até 30 álbuns, cada um com até 20 imagens, flash ou vídeos. O melhor de tudo é que seu portfólio online pode ter a sua cara! Escolha as cores, configure seu layout, edite o plano de fundo e personalize muitas outras coisa.




Krop

Com ferramentas simples, você pode rapidamente organizar o seu trabalho em um modelo bonito, junto com um currículo opcional.




Behance

Um dos mais famosos e umas das maiores e melhores plataformas de exposição de portfólios. Não existem limites de fotos, uploads e customização. É totalmente free, basta ter um e-mail para se cadastrar.




DeviantArt

O site consiste em mais de sete milhões de usuários e mais de 62 milhões de contribuições, sendo o maior site artístico e a melhor forma de procurar inspiração, informação, boas obras de arte e possibilitando lucro apenas com suas habilidades artísticas.





Zuinn

O Zuinn é um projeto criado para ajudar toda comunidade de designers, fotógrafos, ilustradores, diretores de arte etc, a ter um portfolio digital de qualidade. Para se cadastrar é preciso ter uma conta no Flickr, e-mail, currículo resumido (opcional), escolher cores de fundo, estilo de degradê do fundo e cores para os textos.
No momento o site está em processo de atualização e está fora do ar.





Então, surpreenda!
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!