[ENTREVISTADA DA SEMANA] Estudante de jornalismo realiza intercâmbio no Chile




Fazer um intercâmbio pode ser um passo relevante na vida de um estudante, independente do curso. Mais do que uma simples viagem para conhecer outro país, o intercâmbio promove a agregação de novas culturas e instiga o estudante a ver o mundo com outros olhos. Quem faz faculdade no exterior nunca se esquece dos incríveis momentos lá vividos. É também uma oportunidade para se relacionar e fazer amizades com gente do mundo todo e que poderá compor sua futura rede de relacionamento no campo profissional. 


Carolina Rodrigues
Foto: reprodução/Tumblr
A paulistana, Carolina Rodrigues, 22 anos, está no quarto ano do curso de Jornalismo, na Universidade Estadual Paulista - UNESP [CLIQUE AQUI]. E em março deste ano, a universitária viajou para o Chile e estudou durante cinco meses disciplinas relacionadas à Comunicação Social, na Universidade de Santiago de Chile [CLIQUE AQUI] - (USACH).

Disciplinas que não têm no Brasil foi uma das motivações para que a acadêmica estudasse no Chile. Ela relata como, por exemplo, Gestão de Comunicação, que envolve também Assessoria de Imprensa, e Gestão Cultural, foram conhecimentos de suma importância.

Por diversas vezes a paulistana ressaltou a relevância do intercâmbio em sua formação, pois através da oportunidade obteve experiências com alunos e professores e, ainda, participou de projetos. Carolina visitou diversos museus, conheceu pontos turísticos, pessoas com outros hábitos, costumes e tradições, além do contato com a cultura local e, principalmente, do aprendizado em outro idioma.

Ela afirma que todo estudante de jornalismo deve passar por sua experiência, mas antes de tudo é necessário pesquisar quais países são importantes, que proporcionam benefícios (como a bolsa) e que tenham grade curricular diferente do Brasil, com a finalidade em adquirir novos conhecimentos. 

A estudante possui interesse em Gestão Cultural e jornal impresso. No primeiro obteve bastante conhecimento no Chile, enquanto no segundo já desenvolveu projetos na UNESP. 

O Programa Asociación de Universidades Brupo Montevideo (AUGM) [CLIQUE AQUI] disponibiliza intercâmbios na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e no Chile. E Carolina obteve bolsa através da Universidade de Santiago de Chile [CLIQUE AQUI] - USACH.

Através de entrevista, Carolina pontua suas principais experiências e conhecimentos que foram adquiridos durante a experiência.

Para visualizar fotos registradas por Carolina durante o intercâmbio, clique aqui.

Você tem dúvidas específicas sobre o intercâmbio, quer conversar com a Carolina? Então envie um email para ela agora mesmo: carol.d.p.r@hotmail.com




Como funcionou o seu intercâmbio no Chile? Como você soube, assim como o processo de seleção?


 

O intercâmbio foi concluído? Se sim, qual a importância dele em sua formação acadêmica? Você já obteve reconhecimento da experiência?
 
Como foi o conteúdo estudado em outra universidade? Como você avalia o ensino chileno na área de jornalismo? 

 

E como você avalia o jornalismo chileno em relação ao Brasil?
 

Como é produzido o jornalismo no rádio, na televisão e na web no Chile?

 

Você teve a oportunidade em participar de projetos, como por exemplo, seminários, palestras, oficinas, cursos de extensão na área do jornalismo no Chile? Se sim, como foi? 

 

Como é a demanda destes projetos? O governo incentiva, as empresas ofertam estes cursos?
 

As pesquisadoras Claudia Mellado e Folker Hanusch realizaram um estudo no Chile, e foi identificado em 2009, mais de 80% daqueles que trabalhavam em Relações Públicas eram jornalistas. Assim como no Brasil, a área de maior demanda é voltada para Assessoria de Imprensa e RP? Se sim, como você avalia a situação, tendo em vista que é semelhante ao Brasil?
 



As mesmas pesquisadoras constataram que 10% dos 
universitários não possuem aulas específicas em assessoria de imprensa e relações públicas. Como você interpreta esse dado? Na prática isso é verídico?


Em qual área do jornalismo você irá se especializar?

 

E para encerrar, o que mais valioso você aprendeu através do intercâmbio? E porque os estudantes de jornalismo deveriam intercambiar?
       



Nota:

O Papos da Raposa agradece a oportunidade da entrevista. Assim como Carolina rodrigues, nós também recomendados o intercâmbio.


Entrevistador: Lucas Almeida / Papos da Raposa
Entrevistada: Carolina Rodigues / Universitária - UNESP



Saiba mais sobre intercâmbios, clique aqui
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

12 comentários:

  1. Ótima entrevista. Adorei. E pós graduação em jornalismo tem? Gostaria de algo sobre isso... dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa. Obrigado pelo acesso e comentário! Olha, em breve irei publicar sobre essa área em sua homenagem, certo?! Fica acompanhando, ;) .

      Excluir
  2. Parabéns. Gostei de verdade. Terá outras entrevistas? Vou guardar o seu blog, é muito bom. Sobre o intercâmbio é ótimo mesmo. A experiência é infinita. Eu já participei e aprende milhares de coisas. Também recomendo a todos fazerem um curso no exterior. Vale muito a pena, principalmente para o currículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júnior. Obrigado pelo acesso e comentário. Fico feliz que tenha gostado. Sim, terão outras entrevistas. E bem bacanas, interessantes e especiais. Fica acompanhando certo? Toda terça-feira: Entrevistado da Semana no Papos da Raposa.

      Intercâmbio é bom mesmo. Quero realizar o meu. Bacana você ter experiência. Qual foi o seu curso? Escreve pra gente relatando como foi, tudo bem? E é de suma importância para o currículo mesmo!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá. Obrigado pelo acesso e comentário. Somos dois, em!!! Você já acessou os links que foram citados na publicação? Confere lá, dá pra saber como funciona as inscrições nos editais.

      Excluir
  4. Gostei da entrevista. Meu sonho é fazer intercâmbio tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julião. Obrigado pelo acesso e comentário. Fico feliz que tenha gostado dessa entrevista, Terça-feira terá outra, em! Fica acompanhando. Pois vamos nos informar ainda mais. Você pode conversar com a Carolina sobre o intercâmbio. Caso tenha dúvidas ela pode responder.

      Excluir
  5. Intercambio é ótimo. Recomendo...

    ResponderExcluir
  6. O intercâmbio é muito importante mesmo.

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!