16 aplicativos para jornalistas


Caneta e papel são equipamentos básicos na rotina de um jornalistas. Atualmente, existem diversos outros materiais que facilitam a elaboração de um texto, a capturação de uma imagem ou áudio. 

Estamos referenciado os aplicativos para smarthphones, tablets e quaisquer aparelhos eletrônicos. E no Brasil, a venda destes aparelhos cresceu 130% entre janeiro e setembro de 2013, de acordo com um levantamento da Comtech, da Kantar Worldpanet. 

Em maio deste ano, um estudo da consultoria Morgan Stanley mostrou que o país é o quarto do mundo em número de smartphones, ficando atrás apenas da China, EUA e Japão. Aqui, são 70 milhões de aparelhos. 

Neste contexto, aplicativos tornam o celular uma 'peça-chave' na rotina da prosiffão de jornalista. "Possuo vários apps que auxiliam quando estou numa externa. Nesta semana, a minha caneta falhou, e um aplicativo que grava voz foi bem útil", afirmou Matheus Soares, estagiário de jornalismo do O Povo. O fato é que a tecnologia proporcionou (e continua) um forte impacto no jornalismo.

E para facilitar a vida vocês, selecionamos uma lista com 16 aplicativos para smartphones e tablets. Confira, e faça o download.


1 - Dropbox
Ferramenta para armazenamento remoto de arquivos, disponível para iOS e Android. O serviço é freemium, ou seja, o usuário pode usar gratuitamente, mas paga por funções extras. É bom para manter seus documentos salvos na "nuvem" e compartilhar pastas. Para jornalistas, é possível subir o material e o editor já acessar diretamente.

2 - Dicionário Priberam
Gratuito com versões para Windows Phone, Android e iOS. É realmente indispensável para jornalistas. O app integra 16 dicionários, com sinônimos, antônimos e locuções.

3 - Evernote
Dos blocos de notas, esse é meu preferido, pois é possível fazer anotações, anexar imagens, organizar tarefas. Na versão paga é permitido compartilhar arquivos com grupos, que podem editar o mesmo documento. As notas podem ser compartilhas também por redes sociais. Gratuito para iOS, Windows Phone e Android.

4 - SoundNote
O aplicativo permite que o usuário faça anotações e desenhos enquanto grava o áudio. Com isso, nenhum detalhe é perdido durante uma entrevista ou reunião. As notas ainda se tornam índices, de maneira que a gravação é reproduzida a partir do momento em que a palavra foi digitada. Custa $ 4.99. É bem bacana, mas é só para iPad. Com a atualização do iOS 7, a Apple oferece agora um bom gravador e é possível editar o áudio com facilidade.

5 - Snapseed
Eleito o melhor editor de imagens pela Technical Image Press Association, em 2012. Muito bom para editar e aplicar filtros em imagens. O app é voltado para dispositivos Android e iOS.

6 - Hootsuite
Gerenciador de redes sociais. Ideal para produtores acompanharem vários perfis e páginas ao mesmo tempo e também filtrar o que as pessoas mandam de sugestão para os concorrentes. É possível filtrar por perfil, por página ou por hashtag, de acordo com interesse. Gratuito. A fanpage do Papos da Raposa é pertencente ao app. Todas as notificações nós recebemos diretamente no celular e por email.

7 - CamCard
Gerenciador de cartões de visita para iOS, Windows Phone e Android. Bem legal para repórteres e produção. O aplicativo lê o cartão de visita, puxa os dados e pergunta se você quer guardá-los na agenda do celular. Tem versão gratuita e paga com mais funcionalidades.

8 - Able2Extract
É uma alternativa leve e grátis para quem precisa converter arquivos PDF a partir de documentos editáveis do Word, ou vice-versa. Basta localizar o arquivo e selecionar para abri-lo usando o app. Uma vez que o documento é importado, é só tocar no símbolo de conversão.

9 - Any.do
Com visual minimalista, a ferramenta serve como uma verdadeira agenda interativa. É possível adicionar compromissos por meio de comandos de voz e, depois, gerenciar as tarefas, riscando o que já foi cumprido e destacando o que é mais importante. E ele ainda tem alertas, ótimo para jornalistas que costumam esquecer o deadline. 

10 - Drive
A ferramenta do Google permite acessar textos, fotos e pastas de onde estiver, basta sincronizar o conteúdo — é uma espécie de pen drive online. Além de poder visualizar o material, é possível também editá-lo, tanto individualmente como em grupo. Perfeito para revisar reportagens, escrever alguma ideia de lead ou digitar uma matéria junto com o colega por meio de dispositivos diferentes. 

11 - Feedly
Em meio a uma enxurrada de informações que os profissionais de imprensa devem acompanhar, este agregador de conteúdo permite selecionar sites favoritos e agrupá-los em categorias. É como criar uma homepage de notícias personalizada. 

12 - Hangouts
Ferramenta do Google que permite conversas com fotos e videochamadas gratuitas. Apps de comunicação instantânea, como o Hangouts, ajudam em eventos e coletivas em que é preciso passar retorno rápido para a redação.

13 - Instapaper
O recurso cria um botão especial no navegador e, quando pressionado, a página que o internauta está visualizando é automaticamente personalizada para leitura offline. “Permite favoritar notícias para leitura posterior”, destaca o jornalista Fernando Firmino, doutor pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que é usuário do aplicativo. 

14 - Keep
Com a ferramenta também do Google, o usuário pode registrar rapidamente o que está pensando e receber lembretes na hora e lugar certos. É possível criar uma lista de itens, inserir nota de voz ou tirar uma foto para anotar. Impede que o jornalista se perca no meio de várias anotações em pedaços de papel. 

15 - Pocket
O serviço gratuito tem mais de 4,5 milhões de usuários em todo o mundo e permite guardar conteúdo da internet. Ele te deixa salvar artigos para ler depois, e o melhor é que ele formata as páginas de um jeito bem leve, amigável para o celular.

16 - Pulse News
Agregador de conteúdo que cria um mosaico interativo com as imagens de cada matéria dos sites favoritados. Tem um funcionamento simples e nos permite adicionar as fontes que queremos.
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!