Palestra: “A Evolução da Comunicação”

Por: Lucas Almeida/Assessoria de Imprensa/Semacom2013
        Talita Silva/Fotografia/Semacom2013


A #Semacom2013 foi prestigiada em seu primeiro dia de programações com a palestra sobre “A Evolução da Comunicação”, com o jornalista Rafael Mesquita e o publicitário Tavinho Brigido. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Estácio Fic do Estado do Ceará – Via Corpvs –  nesta segunda-feira, 28, por volta das 21h00, e foi composto por cerca de 60 alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda. A palestra marca o tema central da Semana da Comunicação que tem a finalidade em mostrar como está o novo cenário da Comunicação com a chegada das novas mídias.


Palestra "A Evolução da Comunicão"
Foto: Talita Silva

Rafael Mesquita
Foto: Talita Silva
Rafael Mesquita - é secretário do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce) e diretor da Federaçao Nacional do Jornalistas (FENAJ) - iniciou a sua fala abordando sobre a desvalorização dos jornalistas, que recebem de forma desproporcional à carga de horários; assim como os desafios da categoria na luta pelos direitos trabalhistas e sobre a importância do Sindicato neste processo.

Após responder perguntas do público, Rafael afirmou que o jornalismo ultrapassou outras formas de fazer jornalismo. Através do dinamismo da internet e  das mídias sociais o jornal recebeu “uma nova cara”. As pessoas passaram a acompanhar a notícia junto com a informação. E a mesma está veiculada não só no jornal impresso, assim como no online, na televisão e em diversos outros veículos de comunicação.


Tavinho Brigido
Foto: Talita Silva
Tavinho Brigido - é proprietário na Agência Ebm QuinttoComunicação e sócio proprietário na Barato Coletivo – iniciou a sua fala abordando sobre o mercado publicitário, enfatizando que tem muito a crescer. Afirma que a publicidade está mais valorizada, os estudantes e profissionais estão buscando conhecimento a todo instante. Afirmou, ainda, que os estudantes estão indo além da publicidade em si, estão segmentando áreas, e dedicando-se cada vez mais. 

Segundo ele, a Universidade/Faculdade é de suma importância para qualquer acadêmico, mas o mesmo necessita de experiência. Ele deve por em prática tudo o que aprende em sala de aula. Mencionou que o mercado publicitário é concorrido, existem muitos profissionais que são excelentes, que ganham cerca de R$ 10.00,00 / R$ 15.000,00 por mês, mas é devido a muito estudo. Então, é uma escolha, ganhar bem neste ramo é fácil, desde que o conhecimento seja exorbitante.

Tavinho deu uma dica muito importante àqueles que buscam oportunidades na área: não elaborar um currículo padrão, e sim criar um porfólio, por exemplo, nada mais do que justo um publicitário apresentar o que ele sabe executar de melhor: a criatividade!

Ambos profissionais palestraram de forma espetacular. Os alunos fizeram perguntas, questionaram conceitos, e o feedback foi muito importante.

Reprodução/Facebook
A #Semacom2013

Anualmente os alunos dos cursos de Comunicação Social - do Centro Universitário Estácio Fic do Estado do Ceará - promovem um evento chamado de "Semacom", que tem a finalidade de promover um intercâmbio de conhecimentos entre profissionais e alunos. O tema deste ano foi A Evolução da Comunicação, composta por oficinas, palestras, debates, entre outros eventos. A programação vai até a próxima sexta-feira, 31. Para acompanhar clique AQUI.

Foto: Talita Silva

Foto: Talita Silva
Foto: Talita Silva


Landim, professor de Fotografia/Estácio Fic
Foto: Talita Silva
Foto: Talita Silva

Foto: Talita Silva


Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Rafael é um fenômeno. Grande profissional. Vai ter novamente a palestra?

    ResponderExcluir
  2. Estive na palestra. Foi muito boa. Os dois sabem falar muito bem. Rafael e Tavinho representam a Evolução da Comunicação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo com vocês. Rafael e Tavinho são sensacionais, ambos têm propriedades do que falam.

      Excluir

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!