#Semacom2013: Documentário resgata memórias do Séc. XX

Por: Rubens Rodrigues/Assessoria de Imprensa/Semacom2013
        Thamires Rocha/Fotografia/Semacom2013


Seguindo com o primeiro dia de programação da #SEMACOM2013, alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo - de vários semestres estiveram presentes na sala de vídeo da biblioteca no bloco E, para a exibição do premiado filme-memória "Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos" lançado em 1999, do diretor brasileiro Marcelo Masagão.

Alunos e professores debatem acerca do filme
Foto: Thamires Rocha
Pautado pela obra "Era dos Extremos" (do autor britânico Eric Hobsbawm), o filme trata de forma visceral e ao mesmo tempo poética os grandes acontecimentos do século passado, destacando anônimos que viveram por seus ideais sem necessariamente firmar seus nomes na História.

Valéria Dallegrave
Foto: Thamires Rocha
A professora e palestrante Valéria Dallegrave enfatizou a importância da montagem criativa do filme para gerar no espectador questionamentos sobre a própria vivência humana e como isso influencia no legado que o homem deixa na sociedade. "O filme mostra a importância das vidas de tantos indivíduos desconhecidos que mesmo não sendo grandes líderes foram parte essencial para construir nossa sociedade atual," afirma.

Foto: Thamires Rocha

A discussão rendeu, e os presentes debateram até mesmo sobre o significado das manifestações que aconteceram em julho deste ano. Mikaely Monte, aluna do 6º semestre, afirmou que enquanto as pessoas que foram às ruas na década de 90 sabiam exatamente pelo quê estavam protestando, fazendo referência às Diretas Já, a geração atual pecou por não ter foco durante os protestos, o que pode comprometer a relevância dos movimentos recentes.

Já o aluno Rodrigo Cavalcante, também do 6º semestre, afirmou que já tinha visto o documentário outras vezes, e defendeu que é importante rever pois sempre surgem novas reflexões após assisti-lo. 


No final do evento, a professora Valéria agradeceu a presença dos alunos e afirmou a importância de discussões como esta, pois há uma verdadeira troca de ensinamentos e aprendizado, independente de quem seja professor ou aluno.

Confira mais fotos:

Foto: Thamires Rocha

Foto: Thamires Rocha

Foto: Thamires Rocha

Foto: Thamires Rocha

Foto: Thamires Rocha


Foto: Thamires Rocha

Foto: Thamires Rocha

Foto: Thamires Rocha

Foto: Thamires Rocha

Share on Google Plus

Sobre Lucas Almeida

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!