Manifestação na Praça da Imprensa

Anúncio do evento nas Redes Sociais
Foto: Reprodução/Facebook
Mesmo com chuva, cerca de 300 manifestantes se reuniram na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, no dia 3 deste mês, em protesto a favor da democratização da mídia.


A manifestação foi divulgada nas redes sociais, através do evento "Ei imprensa, o povo ainda pensa", organizado pelo Movimento Pé no Chão, com a finalidade de protestar para que a informação não seja monopolizada. 



Concentração na Praça da Imprensa
Foto: Divulgação
A partir das 16h30, manifestantes se formaram em torno da Praça. Fizeram cartazes e debateram sobre a maneira parcial e deturpada de como setores da imprensa vêm cobrindo os protestos que se espalham intensamente pelo Brasil. 

Luciana Monteiro, manifestante, disse que o protesto não era contra a emissora (Rede Globo) especificamente. "É pelo o que ela simboliza como monopólio de veículos de comunicação" disse ela, que complementou sobre uma suposta sonegação fiscal da empresa à Receita Federal, no valor aproximado de R$ 615 milhões.

Manifestantes gritaram palavras de ordem em frente à TV Verdes Mares, e em forma de protesto queimaram três televisores. Após o ato, um dos seguranças sacou uma arma em direção à manifestação, muitos correram, houve bate boca e um dos manifestantes foi agredido, que por sua vez tentaram levá-lo para dentro da emissora.


Manifestantes queimam televisores
Foto: Divulgação
Além da TV Verdes Mares (Rede Globo), a TV Cidade (Rede Record), a Rede TV e a TV Jangadeiro (Rede Bandeirantes) foram visitadas pelos manifestantes.

Várias ruas paralelas a Av. Antônio Sales foram bloqueadas pelos manifestantes. Onde os mesmos gritaram “Ei, você aí do carro não fica aí parado”, “Vem pra rua”. Muitos motoristas buzinavam pedindo a liberação do bloqueio, mas os manifestantes resistiram. Enquanto muitos motoristas falavam palavras ofensivas e pensamentos alienados, enquanto outros aplaudiram, e até mesmo saíram dos veículos como forma de apoio ao ato. 

Manifestantes nas ruas

Imagem: Lucas Almeida


Uma das integrantes do Movimento afirmou: ”A informação deve manter sua função social; a informação não pode ser monopolizada, isenta e os meios de comunicação devem assumir a responsabilidade de ser transparentes com seus leitores. Pela democratização da comunicação; por informação responsável, democrática e, principalmente, contra o controle de conteúdo. Por um jornalismo ético, com respeito e aliado aos anseios da sociedade.”

Entenda o Movimento Pé no Chão
Grupo aberto, pacífico, heterogêneo, democrático e apartidário (mas não antipartidário) de pessoas que exigem alternativas concretas e viáveis à crise de representatividade e a tantos outros problemas experimentados atualmente pela sociedade brasileira.
O Movimento informou a Prefeitura Municipal de Fortaleza e a Polícia Militar do Ceará sobre a manifestação.
O nome “Pé no Chão” vem da vontade de mudança não equivale a nada se não se converter imediatamente em ações concretas, mas realistas, voltadas ao efetivo acontecimento das transformações desejadas.

Para entender melhor escute a Entrevista (Hébely Rebouças - Jornal O Povo)

Confira alguns vídeos:

Imagem: Lucas Almeida

Fonte: Youtube/Daniel Bezerra - Blog da Dilma
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Movimento apoiado, super apoiado. Venho a agradecer ao blog por relatar com veracidade, ética, profissionalismo, enfim, tudo acima é verdadeiro, foi desse mesmo jeito. NENHUM jornal foi tão a estes relatos. PARABÉNS!!!! Débora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. A finalidade deste blog é o que você relatou Débora. Fique acompanhando o blog. Beijos.

      Excluir
  2. Moviento APOIADO. quando terá outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe a página do Movimento Pé no Chão: http://www.facebook.com/MovimentoPeNoChao?fref=ts

      Excluir

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!