Clippin, você sabe o que é?


Você já trabalhou em assessoria de imprensa? Conhece um amigo que trabalha na área? Ou já estudou essa disciplina? Então com certeza ouviu o termo 'Clipping'.

Clipping (palavra inglesa significa 'corte' ou 'recorte'. Para a maioria dos estudantes e profissionais de comunicação esse é um trabalho cansativo e estressante. Geralmente fica a cargo dos estagiários. Mas nem todos têm noção do quão importante é.

O clipping é a seleção e o monitoramento de notícias, matérias ou citações pesquisadas frequentemente pela agência ou pelo jornalista. Na clipagem (prática de realizar o clipping) qualquer pauta necessita de avaliação após a publicação. Os esforços são medidos, o mercado é estudado e analisando. É uma ação relevante dentro do processo do nível qualitativo em relação ao conteúdo produzido pela empresa - seja um veículo de comunicação e as próprias assessorias.

O trabalho é importante, porque serve de 'termômetro' para as atividades do assessor de imprensa. E para isso, a clipagem deve ser realizada da forma mais minuciosa possível. Confira abaixo as práticas que são indispensáveis: 

- Ler jornais, boletins e revistas por dia
- Acessar vários portais, sites e blogs;
- Ver e ouvir várias emissoras;
- E, no mesmo instante, recortar o que for de interesse para ser enviado ainda no mesmo dia.

Através do clipping é possível resultar num levantamento que viabiliza a análise do que é publicado sobre a empresa, além de facilitar o monitoramento das ações da concorrência e, inclusive, possibilitar acompanhamento e verificação de mercados de interesses.


Um detalhe que é importante é a forma como os recortes são enviados para os clientes, confira:

- Se recebem algum tratamento;
- Se são organizados e contém informações que o cliente necessita saber (como data, veículo, seção, assunto etc.);


Outro ponto primordial é o envio de um anexo contendo as informações de avaliação como, por exemplo:

- Qual lugar que ele recebeu?
- Qual programa e horário?
- Qual nível de interesse da interesse a imprensa demonstrou pelo assunto apresentado. 


Tudo isso é válido para que o cliente tenha noção do quanto se ganhou com o trabalho da assessoria e os seus objetivos alcançados.
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Lucas, parabéns pelo o texto. Seria interessante você complementar com vídeos. O que acha?

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!