O grande poeta
das imagens, o artista inato, o descomplicado e genial fotógrafo: essas são
algumas das definições deste que, sem
questionar muito, foi um dos mestres da fotografia do século XX.
Repórter fotográfico, teve seus trabalhos expostos em revistas como “Life” e “Vogue”. Com seu estilo intimista, Henri se descobriu como fotógrafo em 1931, quando uma fotografia de Martin Munkasci foi publicada na Revista Photographies. A imagem de três meninos correndo em direção ao mar fez com que Henri entendesse que a fotografia pode ser um registro de estado de espírito. Assim, passou observar o mundo com um olhar mais atento e liberto. Sem perder os acontecimentos que se passavam ao seu redor, introduziu ao fotojornalismo um novo conceito: liberdade.
Meninos correndo em direção ao mar Foto: Martin Munkasci |
Hanri desprezava fotografias montadas e cenários artificiais, justificando seu
desprezo alegando que os fotógrafos deveriam registrar sua imagem de uma forma rápida e bem feita, registrando, portanto à vida em seus imediatos e pequenos efêmeros instantes. Edificou o conceito de “instante decisivo” que significa o momento fundamental de alguma situação qualquer.
Como qualquer fotógrafo iniciante, suas primeiras
fotografias foram um fracasso; mas isso não fez com que Cartier-Bresson
desistisse da fotografia. Adquirindo aquela que foi sua fiel escudeira por uma
vida toda, uma câmera da Leica, Henri
teve, nos anos de 1932 e 1934, seu ápice, produzindo algumas das suas melhores
imagens.
Leica, 50mm Foto: Divulgação |
"Para mim, a fotografia é um reconhecimento simultâneo, numa fração de segundo, do significado do acontecimento, bem como da precisa organização das formas que dá ao acontecimento sua exata expressão. '' Henri Cartier-Bresson
Foto: Magnum Photos |
Foto: Magnum Photos |
Retratando o que a sociedade oprimia, fez com que
metade da Europa se chocasse diante de seus registros. Seu espírito
aventureiro, dinâmico e livre o rendeu grande experiência de vida. Suas
histórias que traziam episódios como o fato de ter sido prisioneiro por três
anos na Segunda Guerra Mundial e ter trabalhado na Resistência Francesa o
transformaram em personagem heroico de uma exposição que trazia uma retrospectiva
de sua carreira fotográfica. Quando a exposição abriu, seu amigo Robert Capa estava lá.
Em 1947, Cartier-Bresson, Robert Capa, David ''Chim'' Seymour e George Rodger fundaram a Agência Magnum.
Entre os anos de 1948 e 1950, dedicou a maior parte
do seu tempo registrando os acontecimentos em alguns países asiáticos. Na
Índia, fotografou o fim do império britânico e o assassinato de Mohandas Gandhi. Já na China,
registrou os primeiros meses de Mao
Tse Tung. Foi este período que consolidou sua carreira como
fotojornalista de incomparável sensibilidade e habilidade.
Em momentos, Henri pensava em desistir, abandonar a
fotografia profissional Em 1966, Bresson abandonou a Magnum, mas permitiu que a
agência continuasse a distribuir suas fotos. Em 1970, com 62 anos, casou-se com
a fotógrafa Martine Frank.
E, neste mesmo ano, abandonou de vez a fotografia profissional, dedicando seu
tempo somente a pintura e ao desenho.
O que chama atenção na biografia de Cartier-Bresson
é que, apesar da fama, sempre detestou
ser reconhecido. Gostava de ficar por
trás da câmera, se escondia quando
queriam fotografá-lo. Costumava comentar uma frase de Degas, “É ótimo ser famoso com a condição
de ser desconhecido.”
Foto: Magnum Photos |
Foto: Magnum Photos |
Ele escreveu uma história de sucesso
como fotógrafo, entre altos e baixos nada fez com que Henri abrisse mão da sua
verdadeira paixão. A fotografia transformou sua vida, e as suas fotografias
transformaram e transformam a vida de gerações e gerações de fotógrafos.
“Para mim a câmera é um caderno de rascunhos, um instrumento de intuição e espontaneidade, o mestre do instante onde, em termos visuais, questiona e decide ao mesmo tempo. Para poder dar um significado ao mundo, é preciso se sentir envolvido com o que é visto através da câmera. Essa atitude requer concentração, disciplina, sensibilidade e senso de geometria. É pela economia dos meios que chegamos à simplicidade da expressão.
Tirar uma fotografia significa reconhecer - simultaneamente e em uma fração de segundos - o fato em si e os elementos visuais que formam seu significado.
É colocar a cabeça, os olhos e o coração e alguém no mesmo eixo.” Henri Cartier-Bresson.
Bom Dia.Acabo de conhecer sua página. Sou apaixonada por fotografia, e este post foi dez
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