Fazer um intercâmbio pode ser um passo relevante na vida de um estudante, independente do curso. Mais do que uma simples viagem para conhecer outro país, o intercâmbio promove a agregação de novas culturas e instiga o estudante a ver o mundo com outros olhos. Quem faz faculdade no exterior nunca se esquece dos incríveis momentos lá vividos. É também uma oportunidade para se relacionar e fazer amizades com gente do mundo todo e que poderá compor sua futura rede de relacionamento no campo profissional.
Carolina Rodrigues Foto: reprodução/Tumblr |
Disciplinas que não têm no Brasil foi uma das motivações para que a acadêmica estudasse no Chile. Ela relata como, por exemplo, Gestão de Comunicação, que envolve também Assessoria de Imprensa, e Gestão Cultural, foram conhecimentos de suma importância.
Por diversas vezes a paulistana ressaltou a relevância do intercâmbio em sua formação, pois através da oportunidade obteve experiências com alunos e professores e, ainda, participou de projetos. Carolina visitou diversos museus, conheceu pontos turísticos, pessoas com outros hábitos, costumes e tradições, além do contato com a cultura local e, principalmente, do aprendizado em outro idioma.
Ela afirma que todo estudante de jornalismo deve passar por sua experiência, mas antes de tudo é necessário pesquisar quais países são importantes, que proporcionam benefícios (como a bolsa) e que tenham grade curricular diferente do Brasil, com a finalidade em adquirir novos conhecimentos.
A estudante possui interesse em Gestão Cultural e jornal impresso. No primeiro obteve bastante conhecimento no Chile, enquanto no segundo já desenvolveu projetos na UNESP.
O Programa Asociación de Universidades Brupo Montevideo (AUGM) [CLIQUE AQUI] disponibiliza intercâmbios na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e no Chile. E Carolina obteve bolsa através da Universidade de Santiago de Chile [CLIQUE AQUI] - USACH.
Através de entrevista, Carolina pontua suas principais experiências e conhecimentos que foram adquiridos durante a experiência.
Para visualizar fotos registradas por Carolina durante o intercâmbio, clique aqui.
Você tem dúvidas específicas sobre o intercâmbio, quer conversar com a Carolina? Então envie um email para ela agora mesmo: carol.d.p.r@hotmail.com
Como funcionou o seu intercâmbio no Chile? Como você soube, assim como o processo de seleção?
O intercâmbio foi concluído? Se sim, qual a importância dele em sua formação acadêmica? Você já obteve reconhecimento da experiência?
Como foi o conteúdo estudado em outra universidade? Como você avalia o ensino chileno na área de jornalismo?
E como você avalia o jornalismo chileno em relação ao Brasil?
Como é produzido o jornalismo no rádio, na televisão e na web no Chile?
Você teve a oportunidade em participar de projetos, como por exemplo, seminários, palestras, oficinas, cursos de extensão na área do jornalismo no Chile? Se sim, como foi?
Como é a demanda destes projetos? O governo incentiva, as empresas ofertam estes cursos?
As pesquisadoras Claudia Mellado e Folker Hanusch realizaram um estudo no Chile, e foi identificado em 2009, mais de 80% daqueles que trabalhavam em Relações Públicas eram jornalistas. Assim como no Brasil, a área de maior demanda é voltada para Assessoria de Imprensa e RP? Se sim, como você avalia a situação, tendo em vista que é semelhante ao Brasil?
As mesmas pesquisadoras constataram que 10% dos
universitários não possuem aulas específicas em assessoria de imprensa e relações públicas. Como você interpreta esse dado? Na prática isso é verídico?
Em qual área do jornalismo você irá se especializar?
E para encerrar, o que mais valioso você aprendeu através do intercâmbio? E porque os estudantes de jornalismo deveriam intercambiar?
Nota:
O Papos da Raposa agradece a oportunidade da entrevista. Assim como Carolina rodrigues, nós também recomendados o intercâmbio.
Entrevistador: Lucas Almeida / Papos da Raposa
Entrevistada: Carolina Rodigues / Universitária - UNESP
Saiba mais sobre intercâmbios, clique aqui.
Ótima entrevista. Adorei. E pós graduação em jornalismo tem? Gostaria de algo sobre isso... dá?
ResponderExcluirOlá Raíssa. Obrigado pelo acesso e comentário! Olha, em breve irei publicar sobre essa área em sua homenagem, certo?! Fica acompanhando, ;) .
ExcluirParabéns. Gostei de verdade. Terá outras entrevistas? Vou guardar o seu blog, é muito bom. Sobre o intercâmbio é ótimo mesmo. A experiência é infinita. Eu já participei e aprende milhares de coisas. Também recomendo a todos fazerem um curso no exterior. Vale muito a pena, principalmente para o currículo.
ResponderExcluirOlá Júnior. Obrigado pelo acesso e comentário. Fico feliz que tenha gostado. Sim, terão outras entrevistas. E bem bacanas, interessantes e especiais. Fica acompanhando certo? Toda terça-feira: Entrevistado da Semana no Papos da Raposa.
ExcluirIntercâmbio é bom mesmo. Quero realizar o meu. Bacana você ter experiência. Qual foi o seu curso? Escreve pra gente relatando como foi, tudo bem? E é de suma importância para o currículo mesmo!
quero fazer também
ResponderExcluirOlá. Obrigado pelo acesso e comentário. Somos dois, em!!! Você já acessou os links que foram citados na publicação? Confere lá, dá pra saber como funciona as inscrições nos editais.
ExcluirGostei da entrevista. Meu sonho é fazer intercâmbio tambem.
ResponderExcluirOlá Julião. Obrigado pelo acesso e comentário. Fico feliz que tenha gostado dessa entrevista, Terça-feira terá outra, em! Fica acompanhando. Pois vamos nos informar ainda mais. Você pode conversar com a Carolina sobre o intercâmbio. Caso tenha dúvidas ela pode responder.
ExcluirIntercambio é ótimo. Recomendo...
ResponderExcluirSHOW.
ResponderExcluirO intercâmbio é muito importante mesmo.
ResponderExcluirSim, com certeza.
Excluir