[DOWNLOAD] - Quatro livros sobre jornalismo




Jornalismo digital de terceira geração

De autoria da jornalista e acadêmica da Universidade Federal da Bahia, Suzana Barbosa, o livro Jornalismo digital de terceira geração traz informações apresentadas durante o evento “Jornadas Jornalismo On-line.2005: Aspectos e Tendências” ocorrido entre os dias 25 e 26 de novembro do citado ano, na Universidade da Beira Interior situada na cidade de Covilhã, em Portugal. O e-book traz artigos formatados em três segmentos, “O formato da notícia, a linguagem e os gêneros”, “Blogs, fotografia, o jornalista e o jornalismo cidadão” e “Jornalismo digital em base de dados”. Os artigos estão escritos em português, espanhol e inglês.


Clique aqui para baixar.

Redefinindo os gêneros jornalísticos: proposta de novos critérios de classificação


De autoria de Lia Seixas, o e-book Redefinindo os gêneros jornalísticos traz hipóteses de aperfeiçoamento das definições de classificação de matérias em Jornalismo. Dentre os capítulos desse livro estão “A noção de gênero”, que contextualiza historicamente o conceito de gênero, “Quadro teórico”, que mostra uma análise do discurso da comunicação e “Critérios de definição e gênero jornalístico”, que aborda implicações, finalidades, e elementos da lógica enunciativa.

Clique aqui para baixar.

Manual de Teoria da Comunicação

Escrito por J.Paulo Serra, o Manual de teoria da comunicação apresenta o estatuto epistemológico das ciências da comunicação, a Teoria da Comunicação no campo das ciências da comunicação, a comunicação como problema, a caracterização genérica do fenômeno comunicacional, a Teoria Matemática da Comunicação, a concepção cibernética da comunicação, a comunicação interpessoal, a comunicação de massa e os mass media, e a comunicação mediada pela internet, dentre outros assuntos.

Clique aqui para baixar.

 Desafios do Jornalismo

Esse e-book intitulado Desafios do Jornalismo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com profissionais dos meios de comunicação de Portugal. São 72 respostas disponibilizadas em forma de gráficos. Saiba o que pensam os jornalistas quando confrontados com perguntas como: “Como vê a evolução do papel do jornalista enquanto profissional?”, “O acesso à profissão deve exigir formação acadêmica específica em Jornalismo?”, e “Na sua opinião, para o Jornalismo contemporâneo, que área/modelo de formação jornalística será mais eficaz para o desempenho da profissão?”.

Clique aqui para baixar.



http://gomesnaldo.wordpress.com/2012/03/02/10-livros-jornalismo-download-jornalismo-freelance/
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. É uma pena eu n lembrar a minha senha do gmail. Gostei dos livros.

    ResponderExcluir
  2. Baixei. Você tem mais pra indicar? Estou no primeiro semestre e quero ler mais livros.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!