[Dica de vídeo]:

Estive pesquisando vídeos no youtube, e encontrei esse da repórter e apresentadora Thaissa Duarte. É bem bacana, interessante e simples. 

Para visualizar o vídeo, publicado no canal Praia de Polenta, clique AQUI.



Primeiramente ela começa com a citação bem clichê, mas de suma importância: "Não pense que fazer o curso de jornalismo consequentemente você será o Willian Bonner e nem a Fátima Bernardes." Muitos estudantes de jornalismo veem os jornalistas com a única função:  de 'apresentar' um jornal, está a frente de um programa na televisão. E esquecem do objetivo e da função de ser jornalista que é transmitir, compartilhar informações. E como a Thaíssa ressaltou, o jornalista tem infinitas possibilidades de informar, seja no impresso, rádio, tv, online, enfim. 

Outro ponto interessante do vídeo é a função de produtor. Ser produtor é relevante à formação acadêmica de um bom jornalista. Esclarecendo, o produtor é o 'faz tudo' de um veículo, tem a oportunidade de aprender em diversas funções da área. Então, concordo com a Thaíssa, ser produtor é uma ótima oportunidade para aprender e armazenar conhecimentos, que em breve poderão ser praticados.


Outra dica bem importante da Thaíssa é testar as possibilidades: estágios, participação em projetos de rádio, televisão da faculdade.  De fato é bem interessante, pois enquanto universitários temos que experimentar.

E mais outro assunto bem interessante é  o repórter pensar que ele é o foco. Achar que tudo depende dele. E é totalmente o contrário, o repórter tem a sua função e importância, mas para uma reportagem ser concluída, ele é apenas um complemento. Antes do repórter está gravando há um planejamento (pautas, fontes, produtores, câmera, equipe)

E a última dica que é ótima: está em união com à equipe. Não deixar o exibicionismo, o estrelismo tomar conta de si. Ninguém pode se considerar importante demais na função que exerce, e sim saber que existem diversos profissionais que estão à sua volta para dá o suporte e auxiliar na conclusão da matéria.
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Lucas Almeida, 20, cearense, é estudanste de jornalismo. Tem interesse em Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Audiovisual. Criou o blog Papos da Raposa com a finalidade de ajudar estudantes de jornalismo através de artigos, dicas, entre outras categorias.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!