O Blog


O mundo dos blogueiros é apenas o início para quem gosta da área da comunicação. Quem, normalmente, entra neste mundo, além de querer ser um formador de opinião, busca ter a própria página na web em que possa se expressar, sem a pressão de um redator e compromissos de um chefe de jornal. Podendo escrever sobre qualquer assunto, desde arte e cultura, política e sociedade, entretenimento entre outros.  
E por estes motivos que o acadêmico do quarto semestre em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Lucas Almeida, em 2013 (ano que ingressou no Centro Universitário Estácio Fic) criou o blog Papos da Raposa, que inicialmente se chamava Blog de Lucas Almeida.

Papos da Raposa é um projeto de jornalismo cooperativo na perspectiva de estudantes e profissionais da Comunicação que se sintam atraídos por informações do universo jornalísticos. 

Raposa é um dos símbolos do jornalismo (a foca também é considerada). Demonstra esperteza e astúcia. Tem visão, olfato e audição bastante aguçados e permanece alerta a tudo que se passa em sua volta. Além de ser extremamente ágil e inteligente.

Logomarca Blog Papos da Raposa
Criada pelo estudante de Publicidade e Propaganda: Roberto Morais
A missão do blog é desenvolver um 'espaço' para proporcionar informações jornalísticas. Atraindo leitores que tenham afinidades com a proposta. Em Papos da Raposa é possível encontrar artigos e análises sobre filmes, documentários, livros que estejam relacionados à Comunicação, incluindo dicas de como elaborar pautas, artigos, reportagens e roteiro para audiovisual, assim como entrevistas com estudantes e especialistas na área. É diferenciado de milhares blogs da blogosfera, pois o conteúdo é voltado especificamente ao estudante de jornalismo, com o objetivo de ajudar, alertar e informar sobre pautas do jornalismo.

O blog é dividido em editorias.


- Texto: Possui submenu - Artigos e Entrevistas.

Artigos sobre o jornalismo. Assinado pelo o blog. E também entrevistas com estudantes e profissionais da área.

- Audiovisual: Possui submenu - Filmes e Documentários, Fotografias e Áudios

Publicações que pautam filmes e documentários sobre jornalismo. Além do direcionamento através do marcador para a exibição do filme/documentário, serão disponíveis análises e críticas sobre os mesmos. Já no Áudio serão acessados arquivos gravados (seja pelo o blog Papos da Raposa ou por outros sites e blogs). A finalidade é indicar conteúdos em formato .mp3 .

Oportunidades :

Tudo sobre cursos, palestras, oficinas, estágios, empregos e concursos na área do jornalismo. O propósito é oferecer e indicar oportunidades. Também estará incluso contatos de empresas que costumam realizar/promover seleções de estágios/empregos.

- Dicas:

Tem dúvidas de como realizar pauta, reportagem, entrevista, roteiro? Quer ler livros e e-books? Tem interesse em aprender sobre o universo do jornalismo? Essa editoria foi criada para você. Aproveite! Cada dica foi pensada e elaborada com a finalidade de tirar dúvidas e, claro, 'ensinar'.

- Arquivos:

Livros e e-books em diversos formatos para agregar conhecimentos à graduação.

Universitários:

Está com planos de ingressar na universidade? Ou já é graduando em jornalismo? Pronto, aqui é o seu espaço. Também tem interesse em compartilhar o seu artigo ou revista, assim como documentários de sua autoria? Então, entre em contato através do email (paposdaraposacontato@gmail.com) e terá publicado o seu material. Outras raposas irão visualizar. 



    Blogger Comment
    Facebook Comment

21 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Sara Kércia. A propósito fique acompanhando o blog sempre estou atualizando. Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns. Ficou visualmente super bacana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado grande Beethoven! Fique acompanhando o blog sempre estou atualizando. Abraços.

      Excluir
  3. parabéns querido o blog é muito bom. recomendo a todos. renata

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Show Lucas!!
    Belo trabalho! Continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Felipe!!! Fique acompanhando e participe do blog. Sempre estou atualizando.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigado. Fique acompanhando e participe do blog. Sempre estou atualizando.

      Excluir
  7. Querido, parabéns. O seu blog é muito bem pautado. Sou Marcelo Novais, jornalista, e apoio o seu blog, parabéns mesmo. Voce sempre está pesquisando e publicando matérias novas, e isso é muito bom. Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Adoro a sua pesquisa fotográfica. Sensacional.

    ResponderExcluir
  9. Querido,

    Parabéns! O seu blog é muito bom. Sugiro que você tenha compromisso para com os leitores (no caso eu também), pois sempre estou visualizando o Papos da Raposa, e não é constante as suas publicações. Quando você começou era matéria todos os dias, mas agora... Mas mesmo assim sugiro que produza mais. Tem potencial muito bom. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michelle. Super agradeço a sua visita e principalmente o seu comentário. Ótimo saber que você sempre está visualizando o blog. Olha, infelizmente, não tenho tempo de ficar atualizando todos os dias. E isso não é bom, pois perco credibilidade. Estou fazendo o possível para que isso seja solucionado. Peço que continue acompanhando o Paposa da Raposa. Um beijo!

      Excluir
  10. Rapaz, estava vendo uns blogs e encontrei esse seu... Que blog show, cara. Gostei do conteúdo. Você tem alguma parceria na publicação do conteúdo ou é só você que publica mesmo? Já pensou em mudar pro Word Press?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moacyr. Agradeço pela a visita e pelo o comentário. Sim, sou o único responsável por produzir conteúdos. E tenho planos de transferir a plataforma, mas tenho receios de perder conteúdo, entende? Estou vendo as possibilidades para que isso acontece sem nenhum problema.

      Excluir
  11. Ótimo blog, Lucas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, que massa cara o teu blog. Sempre vejo você compartilhando no grupo da Fic. Tava vendo as matérias da Samana da Comunicação, muito show. Parabéns, Lucas. Você se garante....

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Obrigado. Infelizmente o Papos da Raposa neste momento encontra-se "em desenvolvimento". Estou em outros projetos, e isso vem ocupando muito o meu tempo. Mas em breve o blog voltará a publicar matérias diariamente. Muitos obrigado aos que seguem, visitam o blog. Obrigado mesmo!!!

      Excluir
  14. O seu blog é magnífico. Está ótimo. Melhor. Parabéns.

    ResponderExcluir

É um prazer tê-lo no Blog Papos da Raposa. Ah, e obrigado pelo o comentário. Volte sempre!